segunda-feira, 13 de maio de 2013

A diferença entre Cosplay e Live Action

Bem, pessoas, desculpem a demora de postar, acabei esquecendo um pouco do blog mas eu vou voltar à ativa.
O post de hoje é meio polêmico, mas visto que tenho notado no facebook muita confusão gerada por pessoas em relação a animes, cosplays e Live Actions, resolvi fazer este post esclarecendo algumas coisas para ver se as pessoas param de mimimi.
Bem, vamos começar:
Escolhi como exemplo a Amane Misa, do anime Death Note para exemplificar. Porque ela? Porque é a personagem que as pessoas mais usam como exemplo do possível erro gravíssimo do Death Note Live Action então farei o mesmo.
Primeiro apresentando a aparência da personagem: é uma moça loira, com olhos cor de mel (azul é lente!), tem franja reta...
Em animes, as pessoas podem ter cabelos pretos, castanhos, louros, azuis, rosas, vermelho, enfim, da cor que eles quiserem.
Isso vale também para os olhos e até mesmo para a cor da pele. Até aí tudo bem? Ok, vamos continuar...

Cosplays de Amane Misa: Pelo menos os que não são cosfail, tentam imitar a aparência dela tal qual ela se mostra no anime, atentando aos detalhes como por exemplo se a Misa está usando lentes ou não.
Bem, usei como exemplo para falar sobre cosplay  a Kipi, confesso que não gosto muito dela, mas ela costuma acertar bastante nos detalhes e vai ser mais fácil de explicar.
Primeira coisa: Vocês acham que este é o cabelo NATURAL, não pintado, dela ou ela está usando wig (peruca)?
Pin-pom! Acertou quem disse que ela está usando peruca! Porque? Porque como toda japonesa (ok, ela é mestiça com chinês, mas isso não muda) não nasceu com cabelos louros naturais, japoneses nascem com cabelos castanhos ou negros, certo? Certo...
Portanto, para ela ficar IGUAL à personagem do anime, ela teria que ficar loira.
O que podemos concluir com isso até agora? Que o cosplay tenta levar a realidade para o anime.
Agora vamos à última parte e também a mais problemática...
Muita gente que assistiu o Live Action se surpreendeu ou até mesmo se decepcionou com a aparição da consagrada atriz japonesa Toda Erika como Amane Misa, alegando que ela não tem cabelos louros, é mais "escurinha" que a personagem e que não tem olhos da cor da Misa. Deixando todo o talento da atriz de lado, vamos falar apenas da sua aparência. Lembram-se o que eu disse lá em cima sobre japonesas naturais? Pois é, Erika é um bom exemplo disso. O cabelo dela é castanho, como toda japonesa.
"mimimi, e porque ela não usou peruca pra parecer mais com a Misa?" Simples, galerinha, porque ela não estava fazendo cosplay!!!!!!  Ou seja, ela não tinha a mínima obrigação de ficar idêntica em relação à aparência física, porque, vejam, ela está usando o mesmo visual punk que a Misa usa, e até as marias-chiquinhas ela está usando, o vestuário está ótimo para representar sua personagem. Ou seja, o live action, como o nome já diz, tenta trazer o anime para a realidade.
Entenderam a diferença, galera? Só para reforçar, cosplay que é bom precisa tentar ficar o mais parecido possível com o anime, ou seja, uma menina que veste qualquer coisa punk, faz o penteado igual mas tem o cabelo castanho ou louro sem franja é cosfail, não tem nada a ver com a personagem. Já o Live Action não precisa disso, tanto que vocês podem ver que nos demais Live Actions, nenhum personagem loiro, com cabelo rosa ou sei lá foi representado de forma exata, a não ser pelo menos quando não é humano (por exemplo os shinigamis de Death Note que foram representados perfeitamente iguais ao anime).Os personagens de Live Action que ficaram perfeitamente iguais ou pelo menos com uma boa semelhança ao personagem de anime com a aparência física existem porque no caso o próprio anime tenta lembrar a realidade dos japoneses em relação à aparência (Exemplos: Ren e Nana, que ficaram muito parecidos).  

Ok?Então por favor, parem de ficar criticando as personagens de Live Action sem motivo, porque cosplay e Live Action não são a mesma coisa!
Por hoje é só, até a próxima!
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário