"Nada em especial, apenas recordações
de uma garota escolhida por uma doença especial"


Aya então inicia uma luta pela sobrevivência que vai relatando em seus diários, tendo sempre a ajuda de sua amada família, da equipe médica e do "rebelde sem causa" Asou Haruto. Além da sobrevivência, Aya tem de lutar por seu lugar em uma sociedade cheia de olhares mesquinhos e cochichos.
Com o tempo Aya se vê impossibilitada de frequentar a escola que tanto adorava e então vai para a escola para deficientes e lá se forma.Quando Aya perde toda a esperança, finalmente descobre, com a ajuda de sua mãe e de Haruto, um motivo para viver: através da única coisa que sobrou, a escrita, ela conseguiu ter a chance de ajudar e inspirar as pessoas, inclusive as que tem a mesma doença que ela.
Uma história real
Ichi Rittoru no Namida (Um Litro de Lágrimas) foi o nome dado ao livro onde foram copilados os relatos dos diários de Kito Aya que viveu entre 19 de Julho de 1962 e 23 de Maio de 1988. A intenção era que o livro fosse destinado à pessoas com deficiência física mas a história de superação da garota se tornou um sucesso. As últimas palavras presentes em seu diário são: “O fato de eu estar viva é uma coisa tão encantadora e maravilhosa que me faz querer viver mais e mais.”