domingo, 26 de fevereiro de 2012

Ichi Rittoru no Namida

"Nada em especial, apenas recordações
de uma garota escolhida por uma doença especial"


Ikeuchi Aya é uma garota de quinze anos que, ao entrar no ensino secundário, descobre que algo está errado em seu corpo quando começa a cair frequentemente, ter dificuldade de medir distâncias entre outras coisas. Aya sabe que algo está acontecendo mas nunca esperava que o diagnóstico de sua doença fosse uma doença incurável: Degeneração Espinocerebelar, uma doença cruel que, conforme o cerebelo vai atrofiando, faz perder a capacidade de andar, falar, escrever, comer até que durma para sempre.

Aya então inicia uma luta pela sobrevivência que vai relatando em seus diários, tendo sempre a ajuda de sua amada família, da equipe médica e do "rebelde sem causa" Asou Haruto. Além da sobrevivência, Aya tem de lutar por seu lugar em uma sociedade cheia de olhares mesquinhos e cochichos.
Com o tempo Aya se vê impossibilitada de frequentar a escola que tanto adorava e então vai para a escola para deficientes e lá se forma.Quando Aya perde toda a esperança, finalmente descobre, com a ajuda de sua mãe e de Haruto, um motivo para viver: através da única coisa que sobrou, a escrita, ela conseguiu ter a chance de ajudar e inspirar as pessoas, inclusive as que tem a mesma doença que ela.

 
Uma história real


Ichi Rittoru no Namida (Um Litro de Lágrimas) foi o nome dado ao livro onde foram copilados os relatos dos diários de Kito Aya que viveu entre 19 de Julho de 1962 e 23 de Maio de 1988. A intenção era que o livro fosse destinado à pessoas com deficiência física mas a história de superação da garota se tornou um sucesso. As últimas palavras presentes em seu diário são: “O fato de eu estar viva é uma coisa tão encantadora e maravilhosa que me faz querer viver mais e mais.”

Download do dorama: aqui
Leia o diário: aqui

2 comentários:

  1. Quem dera todas as pessoas se atentassem às últimas palavras presentes no diário dela e dessem mais valor à vida que têm. Essas histórias de superação são inspiradoras e deveriam servir de exemplo para muita gente. Graças a Deus existem pessoas que sabem superar suas dificuldades e fazem uso desta superação para ajudar o próximo, esteja ele passando pela mesma situação ou não. Deus abençoe Kito Aya e todas as pessoas envolvidas no tratamento de sua doença, e que a apoiaram para que seus diários pudessem ser escritos e posteriormente divulgados para o mundo.

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar do dorama, mas nunca assisti. Vou tentar assisti-lo em breve e nem acredito que estão postando o diário dela! Lembro que procurei na época que descobri, mas não achei D:

    ResponderExcluir