quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

"Ana dos Mil Dias" x "A Outra Bolena"

Vários filmes, livros e séries tem como foco Ana Bolena, a segunda esposa de Henrique VIII (rei da Inglaterra durante o período de 21 de abril de 1509 a 28 de janeiro de 1547), sucessora de Catarina de Aragão e mãe de Elizabeth I mas a maioria só tem duas coisas em comum: Henrique se divorciou de Catarina para ficar com Ana e, quando ela não consegue lhe dar um filho homem, a acusa de traição e ela acaba sendo decapitada.
Alguns costumam tratá-la como a vilão ambiciosa que conseguiu enlouquecer o rei e fazê-lo abandonar sua esposa, outros a tratam como a cortesã que conquistou os favores do rei sem desejar fazê-lo. 
Falarei de dois filmes que possuem esste contraste: "Ana dos Mil Dias" e "A Outra Bolena."


Ana dos Mil Dias

O filme se inicia com o rei assinando a autorização para execução de algumas pessoas, inclusive a da própria esposa, Ana. Nesse filme, a irmã mais nova de Maria retorna da corte francesa e se apaixona por Henry Percy porém seu romance não foi permitido por conta do interesse do rei. No começo do filme mostra várias ocasiões em que Ana não demostrou o mínimo interesse em Henrique e o repudiou de várias maneiras e, conforme as tentativas do rei, começou a demonstrar interesse, alegando que se ele se casasse com ela, ela daria filhos a ele até que chega em que ela retribui o amor mas, quando Ana lhe dá uma filha, ele começa a perder o interesse e, quando ela engravida mas perde o bebê, Henrique decide acusá-la para que, após sua morte, pudesse casar-se de novo.
Nesse filme, Ana tinha um temperamento forte o bastante para bater de frente com o rei, porém sua ambição só surgiu após ser obrigada a viver na corte inglesa. 


A outra Bolena

O filme mostra Ana como a irmã invejosa e como uma pessoa com ambições sem limites que, quando Maria estava grávida, aproveitou-se de sua ausência para atrair o desejo do rei.
Exigindo que só se entregaria a ele se fosse coroada a rainha da Inglaterra, o calculismo e a habilidade de fazer intrigas de Ana transformou o desejo do rei em ira. 
Após o filho homem que carregava nascer morto Ana foi capaz de pedir ao irmão que fosse para a cama com ela na tentativa de engravidar antes que o rei soubesse mas não houve ato sexual.
Ana foi acusada de adultério e, mesmo com os pedidos de perdão feitos por Maria, representada nesse filme como a bondoza e inocente irmã mais nova, foi decapitada.
Ana, assim como o filme todo, demonstra um forte apelo sexual e isso a tornou a vilã e, na minha opinião, tirou todo o encanto que Ana Bolena possui.
Até onde li sobre o livro que inspirou a obra, "A irmã de Ana Bolena" (farei um post sobre ele no futuro), o filme foi feito de maneira errônea pois nem no livro Ana se mostra ser a víbora que é neste filme.

Pessoalmente, eu prefiro "Ana Dos Mil Dias" e já ouvi de fonte segura que a reprodução mais fiel de Ana é a deste filme, porém, é só assistindo cada um, pesquisando e lendo que cada um va conseguir ao menos tentar chegar perto de saber sobre a vida da segunda mulher de Henrique VIII cujo poder que exercia foi tão grande que mudou a Inglaterra para sempre.

Um comentário:

  1. Polêmica na corte inglesa existe desde sempre. A diferença é que antes era pior. Hahaha E no fim das contas a gente não consegue concluir se a Bolena era a mocinha ou a vilã, mas bem, pelo menos ela deu continuidade à família real e contribuiu fortemente com a história inglesa de alguma maneira. A parte dela foi feita, devo dizer. lol

    ResponderExcluir